SQL Server “Denali” CTP3 – Novas Funcionalidades

A versão final é aguardada por volta do final do ano.

Neste último preview encontramos algumas funcionalidades importantes para desenvolvedores, DBAs e administradores de rede.

  • Contained Databases: atualmente, ao mover bancos entre servidores ou instâncias, as credenciais de login precisam ser ajustadas. Na nova versão, as credenciais de acesso podem ser armazenadas juntamente com o banco de dados. Como não existem dependências, estes tipos de bancos podem ser movidos entre instâncias SQL Server “on-premisses” e o SQL Azure.
  • Novas Ferramentas – Projeto “Crescent”: ferramentas integradas com o Sharepoint 2010 e o Silverlight, permitem a criação de páginas e Dashboards com modelos de dados construídos com o uso do PowerPivot ou dados do Analysis Services.
  • User-Defined Server Roles: controle mais granular da segurança e das permissões em nível de servidor.
  • Melhorias em Transact-SQL: uma novidade interessante é o objeto SEQUENCE, que permite a criação de identificadores únicos consistentes em mais de uma tabela.
  • Columnar Store Index: acelerador de consultas orientado a colunas. Utiliza a mesma tecnologia de performance e compressão utilizado no PowerPivot. Resumidamente, os dados ficam armazenados no índice em função do conteúdo, e não da linha onde ele se encontra. A Microsoft prevê melhorias de até 100 vezes na performance, em alguns casos.
  • Suporte ao Windows Server Core: redução de funcionalidades, menor superfície de ataque… não precisa dizer mais nada.
  • Change Data Capture (CDC) for Oracle: funcionalidade estendida, antes só presente para banco SQL Server nativo
  • Ambiente Integrado: shell baseado no Visual Studio 2010, unificando o BIDS (Business Intelligence Development Studio).
  • Data Quality Services: Validação de dados do carregados no sistema de BI. Regras podem fazer a limpeza de dados, ou apontar dados “bons” ou “ruins”.
  • Alta Disponibilidade: sem dúvida, a funcionalidade mais importante: AlwaysOn – é a evolução do Database Mirroring. Agora, podemos ler e fazer backup das réplicas de um banco de dados.

O download está disponível (desde 11/julho) no seguinte endereço:
https://www.microsoft.com/betaexperience/pd/SQLDCTP3CTA/enus/

Um abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s